11/04/2015

Revisão de livro - "Jogar com as palavras"

No outro dia, antes de uma formação da ComFala passei na Fnac. Confesso ter um vício - fazer colecção de livros que estejam relacionados com Terapia da Fala. Trouxe dois e, um deles, é fantástico - ainda não tive tempo de explorar o outro.

O livro "Jogar com as Palavras", da editora francesa Les Francas publicado em português de Portugal pela Associação para a Promoção Cultural da Criança, está à venda por 14,90€. É a tradução e adaptação de uma obra francesa - muito bem conseguida, por sinal! É um bom investimento.



Não é uma obra dirigida directamente ao público infanto-juvenil mas sim aos profissionais que trabalham com eles. O objectivo do autor é promover a relação com a leitura e escrita entre os 2 e os 12 anos. O que me fascinou neste livro foi a qualidade das actividades propostas assim como a forma de as estruturar e apresentar. São actividades flexíveis, que podem ser feitas individualmente ou em grupo.

Como terapeutas da fala podemos recorrer a algumas ideias do autor e adaptar à nossa realidade. Tudo depende da nossa imaginação. Ao contrário de outros do mesmo género, este não é complexo e preenchido por descrições teóricas massudas - o que me desagrada. Há que distinguir os objectivos e as intenções da publicação. O seu carácter prático torna a consulta do livro rápida e exequível com uma população heterogénea.

Aqui fica o link para consultarem o site da Associação para a Promoção Cultural da Criança.

Sem comentários:

Enviar um comentário