09/02/2015

Quando nós desenhamos!

Começo esta publicação por dizer que desenho bastante mal. Apesar de, na minha família, haver várias pessoas que o fazem de uma forma profissional, eu desenho simplesmente mal!
O que hoje me fez escrever este post foi a diferença que tenho visto na motivação das crianças. É tão diferente quando fazemos material de intervenção juntamente com a criança! Bem sei que será mais fácil pegar num livro, numas cartas ou até imprimir algum material que tenhamos no nosso computador.
Com o ser humano tudo gira em volta da motivação - bem sabemos que com algumas das nossas crianças a motivação tem um papel ainda mais importante.
Nem todos os objectivos que definimos para um cliente me permitem fazer isto mas, sempre que posso, crio o material em conjunto com ele. Umas das formas mais divertidas é desenhar com ele. O desenho que apresento serviu para criar uma história com base numa selecção de palavras feitas pela criança com grupos consonânticos. A criança, servir-se-ia deste conjunto de estímulos para criar uma história e, assim, trabalhar o /r/ em grupo no discurso dirigido - as legendas são apenas para eu me guiar pois a criança ainda está numa fase muito precoce de aquisição da leitura e escrita.
Mais uma vez depende da nossa imaginação e as possibilidades são infindáveis.
Motiva as crianças porque lhes dá a oportunidade de participarem na construção do material - Às vezes elas mesmo desenham. Quando é o caso, pode até não se compreender o que é que ela desenhou - mas, por certo, ela ir-se-á lembrar na sessão seguinte que aquilo é um "cão".
É ainda motivador para as crianças terem a oportunidade de fazerem troça dos nossos pobres desenhos e dizerem que nada tem a ver com uma "escola" ou outra coisa qualquer.
Bem, fica aqui a sugestão de aumentarem a frequência de utilização de desenhos feitos por vocês e pelos vossos meninos.


Sem comentários:

Enviar um comentário