Destinatários: público, pais, familiares e cuidadores.
Quando procurar um terapeuta da fala, para si ou para um familiar, é natural que surjam algumas questões. Este profissional é especialista em questões relacionadas com a comunicação humana e pode ajudar a recuperar as funções relacionadas com a fala e linguagem, tanto quanto possível.
A motivação e a vontade do paciente são peças fundamentais no processo de recuperação.
No caso de procurar ajuda para um familiar, o seu papel deve ser activo e de colaboração! Ao participar nas sessões terapêuticas poderá aprender estratégias e actividades para fazer com que os resultados apareçam mais rápido e melhores. Nunca se esqueça que estamos todos a falar de comunicação - por isso, é importante que todas as pessoas que interajam consigo ou com o seu familiar estejam em sintonia para que as mensagens verbais sejam transmitidas e recebidas da melhor forma possível.
É muito importante garantir que quem está a ser tratado compreenda claramente o problema que tem, assim como os objectivos da terapia. Nunca fique com dúvidas para si ou para outras pessoas - o terapeuta da fala é a melhor pessoa para lhe responder sobre o seu próprio trabalho! Não fique envergonhado se tiver de escrever essas questões para ter a certeza de que se lembra delas no dia da consulta.
Apresento, em baixo, 10 perguntas que pode fazer ao Terapeuta da Fala:
1. Quais serão os maiores desafios comunicativos?
2. Já trabalhou com outras pessoas com o mesmo tipo de problema?
3. Trabalha em equipa? Que membros fazem parte da equipa?
4. Quais são os objectivos realistas para a terapia, agora e no futuro?
5. Como é que a terapia ajudará a atingir esses objectivos?
6. O que é que cada um de nós pode fazer para ajudar?
7. Que estratégias podemos adoptar para melhorar a comunicação?
8. Um dispositivo de comunicação pode ajudar? Se sim, teremos de falar com um especialista em comunicação aumentativa e alternativa?
9. Existem alguns recursos que aconselhe, tais como grupos de suporte?
10. Se tivermos mais questões, como o podemos contactar?
Baseado no artigo: http://inhealth.cnn.com/article/10-questions-to-ask-your-speech-pathologist